Mauro Dellal

O fio

A noite era de verão. Mais precisamente o primeiro dia do ano. Porém, não havia calor naquele quarto e tampouco havia sol na vida dele; se houve, foi uma estrela anã num céu tão negro, que da luz de outrora só se lembrava de alguns débeis raios, daqueles que furam as nuvens em dias de chuva fina e fresca. O pouco que sobrou da noite anterior fora o gosto amargo da boca já enfastiada do álcool aliada à falta de fome... fome de gente. Ele estava só e só quis ficar. Estava acostumado à solidão que só os cercados sentem. Não havia ninguém... como sempre. Dele não se esperava mais nada. A não ser, talvez, um rasgo de sanidade final. Não sabia que deveria procurar o fio, mas algo lhe dizia tal coisa. Ele já havia pensado nisso. E não era pouco para quem queria tanta coisa, pois é claro que sim! Ele queria estar com ele e não só ele como os outros dele o queriam, mas dele não havia sequer um inteiro; só havia pedaços de um aqui e de outro ali. Olhou-se no espelho e se viram. Todos sós, sem o fio que os unisse, sem mãos para se ajudarem, sem braços que se abraçassem, sem olhos que se vissem. Continuava só e só queria ficar.

– Mentira! Gritou o que tinha boca. E quis chorar de raiva e não tinha o dos olhos. Este olhava tudo, petrificado, sem poder falar, pois estava só e só queria ficar. – É MENTIRA!! Daí, um tumulto sucedeu-se: o dos braços quis bater e não havia alvo, pois cego estava e sem olhar não podia mirar. O das pernas quis acudir com pressa, mas não havia braços de acalentar. O que tinha ouvidos escutava, horrorizado, e os queria com as mãos tampar. O que era osso procurava preencher-se e o que era cérebro ordenava e nada acontecia. Estavam todos sós e sós queriam ficar.

– MENTIRA! MENTIRA! MENTIRA... Mentira... gritou ele, pois não havia muito, os raios do sol o esquentavam por inteiro. Só isso. Não mais. Só precisava do fio que os unia. Mas não havia mais sombra de ninguém.

Apenas um permanecia quieto: o que era coração. Soluçava vez em quando; e cada vez era um espanto aos outros, que paravam de não fazer o que lhes era próprio. O quarto era só um que os envolvia de maneira sufocante, pois estava frio... Não conseguiam pensar juntos nem conseguiam achar o fio. Ele ficou quieto também. Pensou onde estaria, já que não podia mais ver, nem tocar, nem falar. Só podia lembrar, e era tudo mentira. Uma imensa e doce mentira. O das mãos tocou-lhe os ombros e ele não sentiu nada; nem um arrepio sequer. O fio, pensou ele, o fio... preciso dele. E começou a orar uma ladainha monocórdia.

Começou sozinho; porém os outros se aproximaram e cada um iniciou o que lhes era próprio de fazer; aos poucos foram formando um coral murmurante. Diziam:

Ai de mim, ai de mim!
Da noite ainda me falta a calma
Da calma ainda me falta o sono
Da alma ainda me falta o quê e o como

Ai de mim, ai de mim!
Do outro não me falta nada
Pois não há falta onde não há alma
Pois ainda me falta o quê e o como

Ai de mim, Ai de mim!
Da paixão ainda me falta a dor
Pois não se dói sem ter alma
Pois ainda me falta o quê e o como

Ai de mim, Ai de mim,
Pois não se vive assim
De um não estar o outro
Ai de mim!

Rezaram isso inúmeras vezes e adormeceram todos menos um: o que era ele. E soube o que fazer; já sabia e desde muito. Riscou o fio e os uniu.

Por Mauro Dellal

All rights belong to its author. It was published on e-Stories.org by demand of Mauro Dellal.
Published on e-Stories.org on 08/15/2004.

 
 

Comments of our readers (0)


Your opinion:

Our authors and e-Stories.org would like to hear your opinion! But you should comment the Poem/Story and not insult our authors personally!

Please choose

Previous title Next title

More from this category "Fairy Tales" (Short Stories in portuguese)

Other works from Mauro Dellal

Did you like it?
Please have a look at:


A profecia - Mauro Dellal (Humour)
Heaven and Hell - Rainer Tiemann (Humour)